Casa Benção

A casa surge de não ser apenas uma casa, mas um refúgio que abrigaria seu cotidiano e se tornaria o palco de novas memórias familiares, com espaço para os filhos e netos.

Localização

Altos | PI

Colaboradores

Raniel Cardoso, Nathália Freire

Ano

Área

280m²

Assim, o projeto ganhou vida a partir de uma idealização do casal: uma residência de estilo industrial, onde a estrutura metálica e os tijolos aparentes se tornaram mais do que elementos de construção, auxiliando no alcance da estética e verdade arquitetônica almejada.


Para tornar esse sonho realidade, a Casa Benção foi projetada em uma composição de blocos independentes, visando a possibilidade de ser construída em etapas sem transtornos excessivos. O desafio foi unir tal princípio à unidade plástica do conjunto, a despeito da ordem de construção, levando em consideração a existência de três palmeiras que deveriam ser mantidas.
Para que isso fosse possível, cada bloco foi concebido com uma finalidade específica, como duas residências completas e distintas, conectando-se de forma harmoniosa e coerente por meio de jardins.

Além das palmeiras, a topografia natural do lote não foi apenas respeitada, como também aproveitada, o que resultou em uma piscina que acompanha o comprimento dos volumes ao longo do terreno, cujo deck funciona como conexão entre os blocos do conjunto.
A identidade única da Casa Benção foi acentuada por elementos construtivos, em destaque o cobogó, que também desempenhou funções práticas, como reduzir a incidência solar nos quartos e garantir a privacidade, além de permitir a ventilação natural e a integração visual das áreas externas com o interior da casa. Tais cobogós foram criados a partir da utilização do bloco de concreto da construção de uma maneira não convencional, mantendo, assim, a unidade visual solicitada pelos clientes. Por fim, para as coberturas, optamos por um conjunto leve composto por estrutura metálica e telha translúcida que cumpre um papel volumétrico sutil na Casa Benção. Esse sistema conecta todos os blocos da construção, demarcando os caminhos disponíveis aos moradores, e, consequentemente, criando uma sensação de fluidez e unidade na casa.

Assim, a “Casa Benção” se tornou mais do que um simples lar, idealizada como uma história de memórias, criatividade e unidade, um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam em perfeita harmonia, pronto para acolher as futuras gerações da família.
próximo projeto

Senac Bahia

Fale conosco!

Estamos a disposição para conversar sobre seu projeto.

Clique no botão abaixo para entrar em contato.

Entre em contato!