Senac Bahia

Situada na Zona Urbana de Salvador, a Escola Técnica e Criativa Senac coloca-se não só como objeto arquitetônico atuante no cenário urbano da Bahia, mas também como dispositivo que, inserido no contexto da cidade, integra de forma sensível noções de arquitetura e pedagogia. O projeto teve como ponto de partida a criação de soluções espaciais que, além de proporcionar uma performance funcional para as atividades que serão executadas, devem estimular o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes.

Localização

Salvador | BA

Colaboradores

Raniel Cardoso, Nathália Freire, Thaíse Gomes, Vinícius Lisbôa

Ano

Área

5680m²

A estratégia da implantação da Escola adotou como princípio fundamental solucionar o programa de necessidade extenso garantindo funcionalidade, acessibilidade e otimizando conceitos de engenharia com o propósito de assegurar uma execução ágil e limpa, além de econômica, ao passo que orientou o complexo arquitetônico a ser uma extensão da cidade, organizando-o ao longo do eixo longitudinal do lote. O resultado é a adoção de uma solução arquitetônica de caráter racional a partir da modulação da estrutura em concreto armado e a distribuição eficiente dos espaços mediante os setores e suas particularidades.


A disposição dos dois blocos orienta o fluxo do usuário para o interior do lote por meio de um caminho pavimentado margeado por canteiros-jardim. De um lado, foram distribuídas as áreas comuns como recepção, cafeteria e biblioteca e os setores de gastronomia, saúde, design e comunicação, beleza e moda, além das salas que compõem a repartição administrativa. Já o outro bloco abriga o auditório e ambientes de apoio, o setor de games e o terraço – zona de descompressão e contemplação. Os dois prédios são unidos por passarelas cobertas e marcantes, de fácil acesso para os alunos.
A unidade visual do complexo arquitetônico é notavelmente caracterizada pela forma prismática das duas construções e a utilização de materiais austeros. Essa identidade estética é ainda mais reforçada pela utilização da cor laranja em elementos pontuais, como corrimões e lajes, estabelecendo uma relação com os tons da identidade visual do Senac. Além disso, a presença estratégica dos brises contribui para consolidar a unidade visual entre os prédios. Como resultado dessas escolhas projetuais, há uma percepção clara de que os edifícios se complementam mutuamente e formam uma composição arquitetônica coesa, conferindo ao complexo uma assimilação visual agradável e atraente para aqueles que o observam em sua totalidade.
Algumas das soluções adotadas transcendem o fator estético, agregando valor de cunho sustentável, como é o caso dos brises e telas utilizados para proteção dos espaços de uso prolongado – salas de aulas, repartição administrativa, entre outros. Esses elementos fazem barreira à insolação, enquanto viabilizam a entrada de ventilação, auxiliando no conforto térmico e, por conseguinte, na redução do consumo energético do edifício. Essa estratégia se apresenta como um reforço à implantação tática utilizada, onde os ambientes de uso técnico e/ou breve são dispostos a oeste do lote, com uso de fachadas cegas voltadas para essa orientação – onde a incidência solar é mais intensa.
próximo projeto

Pousada Mangue Seco

Fale conosco!

Estamos a disposição para conversar sobre seu projeto.

Clique no botão abaixo para entrar em contato.

Entre em contato!